04/11/2014 – New Holland Construction no GP Brasil de Fórmula 1 pelo quarto ano

O amarelo das máquinas da New Holland Construction, marca de equipamentos de construção da CNH Industrial e fábrica em Contagem (MG), vai se misturar mais uma vez às diversas cores de equipes e carros que participam do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 de novembro no autódromo de Interlagos, em São Paulo. “A escolha do manipulador pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deve-se à facilidade com que o maquinário é utilizado em resgates de automóveis, pela rapidez com que se movimenta e por ter a opção de fazer o trabalho atrás das barreiras de contenção, ou seja, sem a necessidade de entrar na pista. Além disso, ele carrega até 4,5 toneladas, muito mais que o peso de um carro de F1”, conta o especialista do produto, Rafael Barbosa.?

new_holland_f1[1]

Pelo quarto ano, segundo consecutivo, os manipuladores telescópicos da marca, também mundialmente conhecidos como telehandlers, ficarão posicionados em pontos estratégicos da pista com o objetivo de dar suporte à equipe de segurança da corrida. Serão 14 manipuladores New Holland modelos LM1745 e LM1445 para o apoio da equipe de resgate do GP no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). “Equipamento LM1745 alcança até 16,6 metros de altura, o que representa um prédio de cinco andares. É uma máquina multifuncional. Quem a utiliza em projetos tanto de construção e infraestrutura como agricultura tem antecipado prazos, tamanho os benefícios que proporciona. Seja na descarga de caminhão, na manipulação de palets ou fardos de palha de cana-de-açúcar e até substituir empilhadeira devido à capacidade de levante ou no carregamento de big bags”, completa Barbosa.

Resgate mais seguro?

Além de um resgate mais seguro, em caso de necessidade, o equipamento possui características que também deixam o operador em segurança. Suas cabines possuem os conhecidos certificados ROPs e FOPs, como células de sobrevivência iguais às dos cockpits dos carros de Fórmula 1. Outra similaridade está em seu sistema de segurança. Para garantir a integridade do operador, os manipuladores telescópicos têm vários sensores, como a célula de carga para tombamento que o informa das situações de risco, de maneira similar às dos carros de Fórmula 1, que possuem vários sensores e em qualquer risco indicam ao piloto o que deve ser feito. Além disso, todos os equipamentos possuem controle elétrico-hidráulico, que garante precisão milimétrica nas operações.
Para a corrida de 2014, foram realizados seis treinamentos técnicos com as equipes envolvidas no total, incluindo três destinados aos operadores das máquinas que farão o resgate dos carros realizados no Autódromo de Interlagos.
Mais sobre os manipuladores, equipamento multiuso
Os manipuladores telescópicos são alguns dos equipamentos mais versáteis da indústria de máquinas e servem para múltiplas aplicações, sendo a construção civil uma das principais. Atualmente esses equipamentos são muito utilizados, por exemplo, em obras de empreendimentos industriais e edificações — como as do “Minha Casa, Minha Vida” —, além de várias atuações no agronegócio, como carregamento e empilhamentos dos fardos de palha de cana-de-açúcar, no carregamento de big bags, e na manutenção de infraestrutura.
Share on facebook
compartilhar
Share on pinterest
salvar
Share on whatsapp
compartilhar