Rompedores hidráulicos embarcados são amplamente utilizados em aplicações como renovação de construção e demolição, construção rodoviária, fundação e trabalho em pedreiras (demolição secundária) e reparação de estradas.
Possuem excelente relação entre a alta energia de impacto que entregam, e o baixo ruído e vibração que produzem. Se especificados e aplicados corretamente, garantem alta produtividade com baixa manutenção e alta durabilidade.
Estrutura do Rompedor Hidráulico
Estrutura de um rompedor hidráulico embarcado
Podemos dividir estes equipamentos em três categorias, no que se refere à sua potência e peso: pesados (de 1800 a 4200 kg), médios (de 800 a 1500 kg) e leves (de 94 kg a 380 kg).
Os rompedores hidráulicos embarcados podem ser acionados por uma variedade de veículos portados, respeitando sua classe de peso.
Alguns tipos de veículos portadores
O princípio de funcionamento dos rompedores hidráulicos se baseia na transformação de energia hidráulica em energia mecânica. A bomba hidráulica do portador gera a energia para acionar o rompedor. O mecanismo de percussão transforma a energia hidráulica em energia cinética (aceleração do pistão). O pistão acelerado transmite a energia cinética através dos ponteiros ao material que se deseja quebrar.
A partir destes princípios básicos, existem algumas variantes que podem fazer grande diferença na performance, manutenção e custo de propriedade. Vamos abordar isso no próximo post.