07/03/2016 – Manipuladores telescópicos: Estabilidade é ponto forte

A mecanização dos canteiros de obras e o aumento do número de cargas paletizadas têm levado muitas construtoras e prestadores de serviço a optar pelos manipuladores telescópicos. Os números do mercado praticam isso.

Em 2010, cerca de 700 produtos foram vendidos. No ano passado, 1.200, quase o dobro, com perspectivas ainda mais animadoras para esse ano. Ofertando o modelo M428 desde 2007 no Brasil, agora a New Holland traz as suas versões mais atuais: os modelos LM1445 e LM1745.

Ambos, que trazem a tecnologia mais avançada disponível nessa classe de máquinas, têm capacidade para elevação de carga de 4.500 kg e contam com o moderno motor New Holland Tier 3, que cumpre todas as normas européias e brasileiras de emissão de poluentes. “Antevemos que essa linha de máquinas iria ganhar projeção no Brasil. Além de ser uma tendência mundial, elas tornam efetivamente mais produtiva e segura uma obra, principalmente edicações industriais e residenciais”, explica Marco Borba.

Os manipuladores telescópicos da New Holland possuem uma notável capacidade de giro. Suas quatro rodas podem ser direcionadas em três posições diferentes, procedimento facilmente realizado por meio de um interruptor dentro da cabine, protegido contra movimentos acidentais. Desta forma, o operador pode selecionar a configuração de direção mais conveniente para o trabalho que estiver realizando.

Pode ser direção apenas das rodas dianteiras: a mais adequada para operações de deslocamento e transporte; direção de todas as rodas, para uma excelente mobilidade em espaços reduzidos e também direção do tipo caranguejo, para trabalhar facilmente perto de muros ou edifícios sem a necessidade de fazer manobras complicadas.

Estabilidade é ponto forte

Em trabalhos de elevação – 13,55 metros máximos no LM1445 e 16,60 metros máximos no LM1745 – o manipulador New Holland garante uma perfeita visibilidade da parte superior do braço quando completamente elevado e em todas as direções. E o operador terá sempre uma eciente estabilidade, garantindo máximo desempenho e segurança em seu trabalho nas obras.

Para cada modelo são oferecidos dois diferentes tipos de estabilizadores. O primeiro é modelo estreito, para quando é necessário permanecer dentro da largura da máquina durante trabalhos em espaços limitados. O outro modelo é o largo, para aplicações que exigem total estabilidade do equipamento. Em movimento, o equipamento possui alta velocidade, graças a uma transmissão Power Shift modulada que,  além de garantir rapidez no deslocamento, proporciona uma força de tração e benefícios excelentes de escavação. Sobre a parte hidráulica, os modelos contam com sistema hidráulico “Load Sensing – Flow Sharing” (sensível à carga de volume compartilhado) que garante movimentos totalmente simultâneos e independentes, suaves e precisos para todos os tipos de aplicações.

Por fim, como nas minicarregadeiras, o manipulador também permite uma ampla variedade de acessórios para diferentes aplicações, de modo a maximizar a versatilidade da máquina.

Share on facebook
compartilhar
Share on pinterest
salvar
Share on whatsapp
compartilhar