Assim como partículas de poeira podem ser extremamente nocivas para o funcionamento do interior do equipamento, também gotículas de óleo afetam seu desempenho.
Para evitar isso, existe o separador ar/óleo. O óleo pode estar presente no ar na forma de micro gotículas, que não sofrem ação da gravidade, por terem massas muito baixas. Para retirá-las, a estrutura interna do separador é dotada de fibras que promovem o aglutinamento destas gotículas até se tornarem suscetíveis à ação da gravidade. Elas então são levadas para o fundo do elemento, onde esse óleo é colhido por um tubo pescador, retornando ao sistema.
Ainda nesse processo, uma pequena parte do óleo permanece no ar que é medida em ppm (partes por milhão).
Apenas separadores de óleo originais podem oferecer um conteúdo de óleo residual baixo garantido de 1-3 ppm em uma pressão de diferencial de 0,2 bar no ar comprimido fornecido. Isso significa ar de melhor qualidade e custo operacional mínimo através de menos consumo de óleo e vida útil mais longa da unidade compressora.
Veja abaixo as etapas da separação das partículas de óleo:
Baixo conteúdo residual de óleo
conteúdo residual garantido de 1-3 ppm a pressão diferencial de 0.2 bar
Prevenção contra descarga eletrostática
todas as partes de metal tem contato entre elas, prevenindo cargas estáticas no filtro
Baixos valores de delta p
Alta resistência mecânica
máxima resistência do diferencial de pressão acima de 5 bar
Resistência contra corrosão