11/12/2015 – Ideias para uma iluminação mais eficiente na obra – parte 2

01

No post anterior, vimos os diferentes tipos de lâmpadas que podem ser utilizados em torres de iluminação, e as características que tornam as do tipo haleto metálico como de melhor relação entre custo e resultado.

Por isso, nas melhores torres disponíveis no mercado nacional, este tipo de lâmpada é um item que vem de fábrica. Mas na hora da reposição, o mercado paralelo oferece uma alternativa muito mais barata, mas que pode prejudicar sensivelmente a qualidade da iluminação: as lâmpadas halógenas.

Esta tecnologia de lâmpada usa um filamento incandescente em um bulbo com gás inerte e uma pequena quantidade de halógeno como iodo ou bromo.

02 (1)

A luminância deste tipo de lâmpada é cerca de 3 vezes inferior à das lâmpadas de haleto, o que se torna perceptível especialmente no alcance do facho de luz da torre. Vejam o exemplo de alcance de iluminação de uma típica torre com 4 lâmpadas de haleto metálico. Se fossem substituídas por lâmpadas halógenas, o alcance para serviços temporários seria comprometido, exigindo uma segunda torre complementar.

03 (1)

Mas o mais importante na comparação entre esses dois tipos, é a vida útil, 5 vezes inferior. O menor custo da lâmpada halógena, portanto, se esvai em pouco tempo, pois em apenas 2.000 horas ela já precisa ser trocada. E na conta do custo total, devemos incluir também o consumo de energia, muito maior nas lâmpadas halógenas, assim como o custo de mão de obra para sua troca.

Considerando todos esses fatores, o custo total de lâmpadas halógenas pode ser de 3 a 4 vezes mais do que as de haleto metálico.

Share on facebook
compartilhar
Share on pinterest
salvar
Share on whatsapp
compartilhar