Trator D180C passa por testes em mineradora e promete surpreender clientes brasileiros.
Características como força e estabilidade estão nos tratores de esteiras New Holland Construction, muito bem representadas pelo D170. O novo D180C tem tudo isso, além de maior robustez e agilidade. Ele será o único trator de esteiras com a tecnologia de transmissão hidrostática na faixa acima de 200 HP produzido no Brasil.
Atualmente, dois protótipos estão sendo testados, envolvendo 400 horas de uso cada. Um deles está em atividade em uma mina de ferro da Vale no município de Itabirito (MG); o outro em um “bota fora” em Contagem, onde os sedimentos da Lagoa da Pampulha estão sendo descartados. Para Fernando Neto, especialista de produto da marca, a máquina é uma evolução do D170, que tem 17 toneladas e motor FPT de 170 HP de potência líquida, e conta com uma tecnologia mais avançada, já que utiliza a tecnologia de transmissão hidrostática em vez do sistema de transmissão mecânica a qual tem sido mais comum nos tratores de esteiras, principalmente, nos de grande porte. “Não há a necessidade de passar marcha, pois a tecnologia de transmissão hidrostática não possui os dispositivos mecânicos encontrados em um trem de força tradicional, como transmissão mecânica, conversor de torque, dumper, pacotes de freio, embreagem de direção, entre outros itens de desgaste que geram maior custo de manutenção.
Em vez de tudo isso, há somente um sistema de bomba dupla de fluxo variável acoplado de forma independente a motores hidráulicos, sendo que todo o controle de deslocamento se faz por um joystick que possibilita virar com tração (ambas as esteiras) ou até mesmo realização do giro em torno de um ponto (contrarrotação)”, explica Neto. Além disso, o D180C possui motor FPT com 214 HP de potência líquida acoplado diretamente ao sistema de transmissão hidrostática. Esse modelo de trator de esteira possui duas opções de lâmina, sendo uma PAT com seis movimentos hidráulicos (elevação, inclinação e angulação), dois movimentos mecânicos (ângulo de passo) e Bulldozer, com quatro movimentos hidráulicos (elevação e inclinação) e dois movimentos mecânicos (ângulo de passo).
Ele também possui uma função exclusiva chamada “shake”, destaca Neto, em que é realizada a vibração da lâmina ao ativar um botão, e serve para a remoção de material pegajoso.
Apesar da sua robustez e peso acima de 20 toneladas, o D180C contará com toda rapidez, agilidade, fácil controle e maior tração. Estas características são admiradas nos dois modelos menores hidrostáticos (D140B e D150B). “O trator tem uma bomba hidráulica de fluxo variável para realizar o movimento da lâmina e ripper, o que reduz o aquecimento, o ruído e causa menor consumo de combustível”, destaca o especialista.
O melhor para o melhor Uma máquina como o D180C exige um motor à altura, e a FPT Industrial criou o NEF 6, que não só garante menores emissões de poluentes na aplicação de construção como entrega um excelente desempenho aliado a um baixo consumo de combustível.
Presidente da FPT Industrial na América Latina, José Luis Gonçalves afirma que a marca partiu de um projeto já bem sucedido, que é o motor NEF, e realizou modificações e melhorias na combustão, além de aumentar a pressão de injeção do Common Rail para adequar as funções do D180C.