É crescente o número de estradas construídas de maneira mais rápida com máquinas programadas para depositar ou retirar o material exato na construção de uma elevação ou de uma curva. Além disso, safras agrícolas estão cada vez mais produtivas, plantadas com rigor técnico e com base em dados de topografia do terreno para o máximo de precisão. E para viabilizar essa eficiência, as empresas mais atentas estão investindo cada vez mais em sistemas e soluções tecnológicas.
Nesta Dica Técnica, a EaeMáquinas mostra para você duas soluções tecnológicas bastante requisitadas no mercado: o FleetForce e o FleetGrade, desenvolvidos pela New Holland Construction.
Segundo a equipe de especialistas da New Holland Construction, o sistema de telemetria FleetForce visa acompanhar em tempo real a localização, horímetro, consumo de combustível, desempenho dos equipamentos, planejar melhor a manutenção, entre outros. “Os recursos embarcados permitem tanto gerenciar a atividade das máquinas quanto o comportamento do operador, sem que o gestor esteja presente”, conta Rafael Barbosa, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction para a América Latina.
O New Holland FleetGrade, sistema de controle de máquinas da marca, permite que os equipamentos (motoniveladoras, tratores de esteira, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras) trabalhem de forma guiada, como se utilizassem um GPS ou que tenham o controle hidráulico automático na lâmina, no caso das motoniveladoras e tratores de esteiras. “No trator de esteiras D180C, recém-lançado, a máquina tem uma predisposição com botões de ativação desse sistema no console frontal e joystick, além de ativação no painel”, explica Barbosa.
A aquisição do kit pode ser feita na rede de concessionários da marca, que cobre todo o território brasileiro. A empresa conta com uma equipe para realizar uma venda multitécnica e orientada para indicar a solução sob medida para a necessidade do cliente. E também oferece treinamentos para melhor operação e acompanhamento do gestor. Além disso, os equipamentos podem ser instalados em qualquer máquina, nova, usada ou até mesmo do concorrente.